Repórter Jota Anderson
Durante a Operação Impacto / São Paulo Sem Fogo, a Polícia Militar Ambiental flagrou neste sábado (16) a manutenção irregular de uma ave nativa em cativeiro em Pirassununga (SP).
A equipe composta pelo Cb PM Cunha e Cb PM Silvério constatou que no local havia um Coleirinho (Sporophila caerulescens) mantido sem a devida autorização ambiental. O pássaro foi apreendido juntamente com a gaiola em que era mantido.
Segundo a corporação, a ave apresentava sinais de estado bravio e foi devolvida imediatamente ao seu habitat natural. Já a gaiola foi destruída e descartada de forma adequada.
O responsável pelo cativeiro foi autuado em R$ 500,00 por meio de Auto de Infração Ambiental, lavrado conforme o Artigo 25, parágrafo 3º, inciso III, da Resolução SIMA 005/21. Além da penalidade administrativa, o autor também responderá criminalmente, com base no artigo 29, parágrafo 1º, da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que trata da captura e manutenção de animais silvestres sem permissão.
O caso foi registrado sob o Boletim de Ocorrência Ambiental.
Quer ficar ligado de tudo oque rola em Casa Branca e região? Siga o perfil do Jornal Gazeta de Casa Branca no Instagram e no Facebook