Repórter Jota Anderson
A confiança do consumidor na economia brasileira avançou em setembro e alcançou o maior patamar de 2023. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou alta de 1,3 ponto percentual, chegando a 87,5 pontos.
Segundo a economista da FGV, Anna Carolina Gouveia, o resultado foi impulsionado principalmente pela melhora nas expectativas sobre a situação econômica futura, com avanço em todas as faixas de renda.
“A manutenção de um forte mercado de trabalho e o recente alívio da inflação parecem ter deixado os consumidores menos pessimistas para o futuro”, destacou Gouveia.
Apesar do movimento positivo, a economista pondera que os altos níveis de endividamento e inadimplência das famílias ainda funcionam como freio para uma recuperação mais consistente da confiança.
O ICC é um termômetro importante para avaliar o humor das famílias em relação à economia, já que influencia diretamente nas decisões de consumo — um dos motores do crescimento econômico do país.
Quer ficar ligado de tudo oque rola em Casa Branca e região? Siga o perfil do Jornal Gazeta de Casa Branca no Instagram e no Facebook