Repórter Jota Anderson
A restrição do uso de celulares nas escolas brasileiras tem mostrado efeitos positivos na atenção dos alunos durante as aulas, segundo levantamento da Frente Parlamentar Mista da Educação. Mais de 80% dos estudantes relataram estar mais concentrados desde que a medida começou a valer.
O impacto é mais expressivo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde 88% dos alunos afirmaram estar mais atentos. Já no Ensino Médio, o índice é de 70%.
Além disso, a pesquisa aponta uma redução no bullying virtual: 77% dos gestores escolares e 65% dos professores perceberam diminuição dessa prática. Entre os próprios estudantes, 41% notaram menos episódios de cyberbullying.
Apesar dos benefícios em sala de aula, a medida também trouxe desafios. Cerca de 44% dos alunos relataram sentir mais tédio nos intervalos, e quase metade dos professores observaram aumento da ansiedade entre os estudantes com a restrição dos aparelhos.
O levantamento evidencia que, embora a proibição dos celulares contribua para a concentração e diminua problemas virtuais, ainda existem impactos negativos que precisam ser monitorados, especialmente em relação ao bem-estar emocional dos alunos.
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