Teve início nesta segunda-feira, 22, a primavera de 2025 no hemisfério Sul, região do globo onde está localizado o Brasil. A estação, conhecida como a “das flores”, começou oficialmente às 15h19 (horário de Brasília) e seguirá até o dia 21 de dezembro, quando dará lugar ao verão.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera marca a transição do clima seco e frio do inverno para o calor úmido do verão. Em boa parte do país, esse período significa o fim da estiagem e a volta das chuvas, fundamentais para a agricultura e para a reposição dos reservatórios de água.
A exceção costuma ocorrer em áreas específicas das regiões Norte e Nordeste, onde, mesmo com temperaturas mais elevadas, a ocorrência de chuvas ainda é limitada.
Mudança brusca no tempo
Os primeiros dias da nova estação já trazem alterações importantes nas condições climáticas. Uma frente fria de forte intensidade avança sobre as regiões Sul, Sudeste, além de parte do Centro-Oeste e do Norte, provocando ventos fortes e temporais.
Essa massa de ar frio e seco também deve derrubar as temperaturas, especialmente no Sul do país, onde há previsão de geada nos próximos dias.
DISK REPÓRTER JOTA ANDERSON: (19) 99378-2820
RÁDIO JOTA NOTÍCIAS E DO JORNAL GAZETA DE CASA BRANCA