No Brasil, 14 crianças e adolescentes de até 14 anos são internados a cada hora vítimas de acidentes. O levantamento, feito pela Aldeias Infantis SOS a partir de dados do DataSUS/Ministério da Saúde, aponta que só em 2024 foram registradas 123.933 internações desse tipo em todo o país.
Na média, são 334 hospitalizações por dia — número que representa um crescimento de 2,2% em relação a 2023. A maior alta foi registrada nos casos de afogamento, que subiram 11,8% em um ano.
Entre as causas mais frequentes de internação, lesões não intencionais lideram com 44% dos casos. Em seguida aparecem queimaduras e acidentes de trânsito. Situações como intoxicação, sufocamento, afogamento e até mesmo incidentes com armas de fogo também figuram entre os principais motivos.
A pesquisa integra um movimento global da Aldeias Infantis SOS voltado à proteção da infância e ao fortalecimento de vínculos familiares. Para a organização, os números reforçam a necessidade de políticas públicas de prevenção, além de ações de conscientização voltadas às famílias e cuidadores.
DISK REPÓRTER JOTA ANDERSON: (19) 99378-2820
RÁDIO JOTA NOTÍCIAS E DO JORNAL GAZETA DE CASA BRANCA