
Com 14 anos de atuação em Casa Branca, promotor é homenageado pelo Governo do Estado por serviços prestados à Justiça paulista
Natural de São José do Rio Pardo, o promotor de Justiça Marcos Tadeu Rioli possui uma trajetória sólida e amplamente reconhecida no Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), com destaque especial para sua longa e significativa atuação na Comarca de Casa Branca. Rioli esteve à frente da Promotoria como titular por 14 anos, entre 2008 e 2022, período em que também respondeu pelos distritos de Lagoa Branca, Venda Branca e pela cidade de Itobi.
Atualmente, Marcos Tadeu Rioli exerce o cargo de promotor de Justiça em São João da Boa Vista e atua como secretário do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) – núcleo Campinas. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, ele foi recentemente condecorado pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com a Medalha Bandeirante, uma das mais importantes honrarias concedidas pelo governo paulista. A medalha foi entregue a Rioli e a outros 25 membros do MPSP que se destacaram pelo compromisso, dedicação e responsabilidade no enfrentamento às facções criminosas e ao crime organizado.
A cerimônia de condecoração foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e reuniu diversas autoridades estaduais. Na ocasião, o governador destacou a relevância do trabalho desempenhado pelos homenageados. “Os senhores são referência no combate ao crime organizado”, afirmou Tarcísio de Freitas. Estiveram presentes o secretário de Estado da Segurança Pública, Osvaldo Nico, o secretário da Casa Civil, Arthur Lima, a procuradora-geral do Estado, Inês Coimbra, o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Augusto Coutinho. O evento foi considerado histórico, marcando também a primeira vez que o Procurador-Geral de Justiça foi condecorado com a Ordem do Ipiranga - Grau Gran Cruz, a maior distinção do Estado.
Em seu discurso, o governador enfatizou o papel fundamental do Ministério Público no fortalecimento das instituições e nos resultados concretos obtidos a partir de ações integradas. “Hoje é um dia histórico. O Ministério Público tem feito a diferença. O que vocês fazem não seria possível se não houvesse idealismo”, declarou, ao citar operações conduzidas pelo GAECO, pelo CyberGAECO e pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), em parceria com órgãos do Poder Executivo.
Após um balanço apresentado pelo procurador-geral de Justiça, Oliveira e Costa, o governador destacou que, após a deflagração da Operação Poço de Lobato, a arrecadação de tributos no setor de combustíveis registrou um aumento de cerca de R$ 250 milhões por mês. “É dinheiro que vai para a saúde, para a educação. Esses números materializam a ação colaborativa”, ressaltou o chefe do Ministério Público paulista.
A relação de Marcos Tadeu Rioli com Casa Branca, porém, ultrapassa o aspecto profissional. Em 2018, ele foi homenageado com o Título de Cidadão Casa-branquense, concedido pela Câmara Municipal por iniciativa do então vereador Jota. Na ocasião, o parlamentar destacou a relevância dos serviços prestados pelo promotor à municipalidade.
“Quero deixar registrado que este título realmente foi designado para um excelente profissional que vem realizando um belo trabalho para a nossa municipalidade. Esse projeto foi uma das maiores honrarias que fiz durante o meu mandato”, afirmou Jota, hoje fora da política, mas ainda atento à atuação dos representantes públicos.
Em entrevista ao repórter Jota Anderson, Rioli deixou uma mensagem emocionada à população da comarca.
“Casa Branca foi onde eu fiquei mais tempo em toda a minha carreira, durante 14 anos. Vou completar 24 anos de atuação, e foi no período em que estive na comarca de Casa Branca que nasceram meu filho e minha filha. Tenho um carinho muito grande por Casa Branca, pelos distritos e por Itobi. Gosto demais das pessoas do Fórum, com quem trabalhei diariamente, e acima de tudo das pessoas da comarca: trabalhadoras, honestas e que querem o bem da sociedade. Tenho um carinho especial por cada munícipe e sou muito feliz por ter conhecido essas pessoas e você também, Jota”, finalizou Marcos Tadeu Rioli.
A condecoração com a Medalha Bandeirante reforça o reconhecimento institucional de uma carreira marcada pelo compromisso com a Justiça, pelo enfrentamento ao crime organizado e pelo forte vínculo humano construído ao longo dos anos com a população de Casa Branca e região.
FOTO: Tarcísio e Rioli
FOTO: Jota e Rioli (2018)
Quer ficar ligado de tudo oque rola em Casa Branca e região? Siga o perfil do Jornal Gazeta de Casa Branca no Instagram e no Facebook