
Cerimônia celebra parceria entre escolas, Polícia Militar e famílias na formação cidadã e prevenção às drogas
Na quarta-feira, 26 de novembro, no Theatro Municipal aconteceu a cerimônia de formatura do PROERD, reunindo cerca de 800 estudantes do Ensino Fundamental das 14 escolas da rede pública municipal, além de professores, pais e policiais militares.
O evento celebrou a conclusão de mais um ciclo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), uma iniciativa preventiva e estratégica que tem como principal objetivo educar as crianças em seu ambiente natural — a escola — por meio da atuação conjunta de policiais militares fardados e professores.
O PROERD busca alcançar os alunos do Ensino Fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando habilidades essenciais para que possam se manter longe desse mal. O programa também contribui para o desenvolvimento de atitudes positivas em relação às autoridades e ao respeito às leis
Aplicado nas 14 escolas municipais, o programa é fruto da parceria entre a Diretoria Municipal de Educação e a Polícia Militar, sendo direcionado às crianças de 9 a 12 anos. Durante 10 semanas, com uma aula semanal ao longo de um trimestre letivo, policiais militares instrutores — auxiliados pelo Livro do Estudante — conduziram as atividades com a participação ativa dos professores. Os pais também têm papel fundamental como multiplicadores das orientações, e o sucesso do PROERD depende do entrosamento entre escola, família e polícia.
A solenidade desta quarta-feira reafirmou esse trabalho conjunto. Realizada em dois períodos no Theatro Municipal, reuniu estudantes, pais, professores, policiais militares e autoridades.
Na mesa de autoridades estiveram a professora Maria Helena Santana; a Diretora de Trânsito e Segurança, Andrea Pavani; os vereadores Nei e Sassaron; e o Capitão Daniel Lopes, Comandante da 1ª Companhia da PM-SP, que presidiu a cerimônia. O Cabo PM Brunharo foi o responsável pela coordenação das atividades do PROERD nas escolas.
Os alunos de cada sala que mais se destacaram receberam a Medalha de Honra ao Mérito, entregue pelo Cabo Brunharo.
Todos os estudantes também receberam o Diploma do PROERD, entregue pelas professoras. A cerimônia contou ainda com a participação cultural da cantora Louise Dominato.
O encerramento teve a presença do Mascote do PROERD, que conduziu o juramento do programa ao lado dos policiais militares e do Cabo Brunharo.
A professora Maria Helena Santana destacou, durante a cerimônia, a importância do apoio da escola ao PROERD, ressaltando também o papel fundamental dos pais em todas as etapas da vida das crianças.
“É muito importante ver os pais aqui hoje, apoiando seus filhos, acompanhando a vida deles — e assim deve ser em todos os projetos que eles realizarem. E vocês, estudantes, devem levar os ensinamentos que recebem para a vida inteira”, afirmou a diretora.
O Capitão Daniel Lopes destacou a importância da educação preventiva contra as drogas, tanto na escola quanto na família. Agradeceu à Prefeitura Municipal pela parceria, ao Departamento de Educação pelo apoio e aos pais pela participação ativa na formação dos filhos.
“A formatura do PROERD é um momento especial. Hoje celebramos não apenas a conclusão de um programa, mas a escolha de um caminho — o caminho da responsabilidade, da amizade e do cuidado com as pessoas. O PROERD não existe apenas para ensinar: ele existe para proteger, orientar e fortalecer cada uma das emoções. Aos pais e responsáveis, os mais sinceros agradecimentos; vocês são exemplo diário para esses jovens. Professores e equipe escolar, muito obrigado por serem parceiros dessa iniciativa.
E deixo uma mensagem aos alunos: continuem fortes, corajosos e verdadeiros com vocês mesmos. Lembrem-se sempre de que a melhor escolha é aquela que leva mais longe, preservando sua saúde, sua vida, sua liberdade, sua família e seus sonhos”, destacou o Comandante da 1ª Companhia da PM-SP.
MATÉRIA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA
Foto: Prefeitura de São João da Boa Vista
Quer ficar ligado de tudo oque rola em Casa Branca e região? Siga o perfil do Jornal Gazeta de Casa Branca no Instagram e no Facebook