Durante ação da Polícia Militar Ambiental em Caconde (SP), uma ocorrência de destruição de vegetação nativa em área comum resultou na aplicação de multa e embargo da área atingida. A fiscalização foi realizada na quinta-feira (05), durante desdobramentos da Operação Impacto e da Operação Piracema.
De acordo com o 5º Batalhão de Polícia Ambiental (5º BPAmb), equipe da 2ª Companhia, 2º Pelotão — sob comando do Capitão PM Ivo e do 1º Tenente PM Shester — se deslocou ao local após atendimento ao relatório de interesse ambiental. Participaram da ação os policiais da viatura A-05208: 1º Sgt PM Dezidério, Cb PM Bergamini e Cb PM Eduarda.
No local, os policiais constataram a supressão de aproximadamente 0,1 hectare de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração, inserida em área comum, sem autorização do órgão ambiental competente.
Diante da irregularidade, foi lavrado Auto de Infração Ambiental, com multa simples no valor de R$ 550,00, com base no artigo 49 da Resolução SIMA 005/21. A área afetada — cerca de 0,01 hectare — foi embargada.
A Polícia Ambiental informou ainda que a medida administrativa não exclui eventual responsabilização penal, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais.
Fonte: Repórter Jota Anderson - Rádio Jota Notícias/Gazeta de Casa Branca.
Quer receber as principais notícias de Casa Branca? Participe do grupo do Jornal Gazeta!